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Ensino Infantil

Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade (a partir da Lei 12.796, 2013 e Segundo o Art. 29 da Lei de Diretrizes e Bases – LDB 9.394, 1996), em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. 

Assim, o trabalho é desenvolvido tendo uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.

O Ensino Fundamental, com duração de nove anos, abrange a faixa etária dos seis aos quatorze anos de idade e tem por objetivo a formação básica do cidadão em sua plenitude.

Tem como objetivos indispensáveis o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

O Ensino Médio é a última etapa da educação básica brasileira, tem duração de três anos e seu principal objetivo é aprimorar os conhecimentos obtidos pelos estudantes no Ensino Fundamental I e II, além de prepará-los para o mercado de trabalho, seja para ingressar imediatamente em uma profissão (na Fanex – Rede de Ensino  é possível com a união entre Ensino Médio e técnico ou profissionalizante) ou conseguir uma vaga numa Universidade e assim construir aos poucos uma carreira de nível superior.

Esta última etapa tem também como finalidade o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

O Ensino Médio oferece também o desenvolvimento físico, moral, social e intelectual do aluno, possibilitando o desenvolvimento pleno das potencialidades do educando e capacitando-o a fazer escolhas e a progredir em estudos posteriores.

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